Instalações Eco-eficientes
O Froiz está empenhado na poupança de energia nas suas instalações, razão pela qual as últimas inaugurações e remodelações já incorporam inovações em matéria de ar condicionado e refrigeração.
Todos os materiais utilizados nos equipamentos, na iluminação e no ar condicionado das instalações são eco-eficientes, o que significa que o consumo de energia é inferior ao de uma loja convencional e melhora a experiência de compra para os clientes e os espaços de trabalho para os empregados.
PORTAS AUTOMÁTICAS
São igualmente utilizadas portas automáticas para separar a sala de vendas climatizada da zona não climatizada. Nas entradas, são colocadas “cortinas de ar” que funcionam como barreira para otimizar a climatização das instalações.
MOBILIÁRIO
frio positivo-negativo
Mobiliário de refrigeração positivos e negativos com portas que permitem uma manutenção óptima da cadeia de frio, sem prejudicar a visibilidade e permitindo uma boa acessibilidade aos produtos.
VENTILAÇÃO
Free-cooling
A climatização dos centros é efectuada com o sistema “inverter”, e a ventilação com “free-cooling”, ventilação mecânica natural, que aproveita o ar exterior para ajudar a atingir a temperatura desejada no interior da loja.
Iluminação
LED
A iluminação utiliza balastros electrónicos e sistemas LED que emitem menos calor e são energeticamente eficientes. Os sinais exteriores incorporam células fotoeléctricas que minimizam o número de horas em que estão ligados.
SENSORES
de presença
São instalados sensores de presença nos vestiários e armazéns para evitar que as luzes estejam permanentemente acesas.
Paneles solares
La empresa lleva apostando desde hace varios años por las energías renovables y el autoconsumo. En la actualidad contamos con más de 5.230 metros cuadrados de paneles solares fotovoltaicos de última generación ubicados en las plataformas logísticas de Froiz Mar, Congelados, y en un hipermercado. Estos módulos de alta eficiencia y rendimiento permiten el autoconsumo y el
ahorro energético.
Además, la empresa suministradora de la energía eléctrica que consumimos en todas las instalaciones y establecimientos del grupo certifica que casi el 40% procede de fuentes renovables, lo que ha supuesto un incremento del 8% con respecto al año anterior.