No dia 29 de setembro, comemora-se o Dia Internacional da Consciencialização sobre a Perda e o Desperdício Alimentar. Por isso, hoje, vésperas desta data, contamos-lhe as práticas que temos nos supermercados Froiz para combater o desperdício alimentar.
Gestão de Stocks. Diariamente, passam pelos nossos estabelecimentos toneladas de alimentos frescos e não perecíveis, por isso, é necessário uma gestão responsável e economicamente sustentável, garantindo qualidade e segurança alimentar em todos os processos. Nesta fase, a logística, o controle de stocks, o ajuste das encomendas à procura, o correto fornecimento e a rastreabilidade são essencias.
Promoção de produtos com prazo de validade curto. Nas lojas, uma das ações implementadas para evitar e reduzir o desperdício é a promoção de produtos que estão próximos do fim do prazo de válidade e ainda aptos para consumo. Uma medida que tem um duplo benefício: para o cliente, que pode adquirir produtos com total garantia de qualidade, frescor e sabor, por um preço menor; e para a empresa porque evita a perda de produtos.
Venda de produtos por unidade. Além disso, nos nossos supermercados os produtos frescos são vendidos a granel, pelo que o cliente pode adaptar a sua lista de compras às suas reais necessidades, comprando 1 limão, 1 fatia de pescada ou simplesmente 2 fatias de queijo.
Supermercados de proximidade. Somos estabelecimentos locais, pelo que os clientes não precisam de armazenar alimentos em casa (onde ocorre a maior parte do desperdício alimentar) e podem visitar o supermercado sempre que necessário.
Doação de excedentes. Doamos ainda excedentes e aptos para consumos a entidades sociais em todas as zonas onde estamos presentes.
Receitas de aproveitamento. Criamos e publicamos receitas de aproveitamento.