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Froiz e seu compromisso com o desperdício alimentar

Os supermercados Froiz têm como compromisso reduzir o desperdício alimentar. Por isso, implementamos diversas medidas – tanto nas lojas como nos armazéns – que visam melhorar a gestão diária e a correta conservação e manuseamento dos alimentos.

  • Aposte nos produtos de origem nacional.  A variedade de produtos locais frescos, produzidos localmente e produzidos a nível regional, sempre foi uma das apostas da empresa Froiz.  Para a grande maioria dos produtos frescos sazonais, selecionamos fornecedores que garantem boas práticas produtivas e extrativas, respeitadoras do ambiente rural, que reduzem o efeito de estufa e otimizam a utilização de energia e de resíduos.
  • Gestão de stocks. A gestão de encomendas foi otimizada a nível informático para adaptá-las à procura e, assim, evitar excedentes desnecessários na loja. Além disso, foram implementadas medidas internas em todos os estabelecimentos Froiz para evitar prazos de validade. Um deles é aquele que afeta os produtos que têm data próxima e que estão aptos para o consumo. São promovidos com uma etiqueta especificando o desconto aplicado. Os demais, que não estão mais aptos à venda (por exemplo, por pequenos defeitos na embalagem) – mas que estão em perfeitas condições para serem consumidos com total segurança – são doados a entidades sociais. Nesse sentido, os resíduos gerados nos cortes frescos são encaminhados a empresas especializadas para correto processamento. Esses resíduos são transformados ou destruídos.
  • Venda de produtos por unidade,  o que facilita ao cliente comprar a quantidade que realmente necessita (3 bifes, 2 filetes, meia melancia, 1 limão,…), diferentes formatos e uma política comercial com descontos diretos por unidade de produto, sem necessidade de aquisição de mais unidades.
  • Formação. Outro fator fundamental para evitar o desperdício alimentar é a formação contínua dos nossos profissionais nas áreas de gestão, higiene e segurança, prazos de validade e manuseamento.
  • Segurança alimentar.  Como empresa alimentar, devemos garantir a segurança alimentar de todos os produtos à venda, para oferecer as máximas garantias aos nossos clientes. Neste contexto, dispomos de protocolos próprios de qualidade e segurança alimentar, onde é controlado todo e qualquer processo da cadeia de abastecimento, desde a sua origem até ao consumidor final. Além das normas de segurança e higiene que regem todos os pontos de venda, oficinas e plataformas para a correta utilização e manipulação dos alimentos de acordo com o HACCP.
  • Preservação de alimentos. É fundamental manter, em todos os momentos, a cadeia de frio positiva e negativa para que os produtos cheguem ao cliente num óptimo estado de frescura e conservação. Nesse contexto, a empresa investe constantemente na melhoria tanto da logística quanto das instalações para que o produto não perca qualidade. Um exemplo é a colocação de portas em câmaras frigoríficas existentes nas lojas que permitem manter uma refrigeração ou congelação óptima, sem prejudicar a visibilidade e permitindo uma boa acessibilidade aos produtos. Outro exemplo são os rigorosos controlos existentes em todas as plataformas logísticas, permitindo um maior controlo da rastreabilidade e da cadeia de frio, evitando fluxos de ar que possam provocar variações substanciais de temperatura nos produtos.
  • Criação e publicação de receitas para uso.
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