Descasque e pique o alho-porro e coloque um fio de azeite num tacho para escaldar. Confeccionar em lume brando para que fique bem tenro e comece a caramelizar. Seguidamente junte os alhos descascados e laminados, deixe alourar ligeiramente, por fim junte as favas e adicione o sal e pimenta moída em quantidades a gosto. Saltear por um minuto e retire do fogo.
A estas favas junte 80 gramas de caldo e triture até obter um creme claro e fino. Provar e reservar.
Numa frigideira coloque o resto do caldo, o mel, o cubo de carne, umas gotas de molho e um raminho de tomilho, limão e leve a lume brando até reduzir e obter-se uma pasta grossa de molho. Retire o ramo de tomilho e reserve.
Prepare o bacalhau numa frigideira antiaderente com um pouco de azeite, colocando-o primeiro no lado da pele, em lume forte para que fique tostado e estaladiço, depois virá-lo e cozinhá-lo durante o tempo necessário para que seja cozinhado na perfeição.
Toste os pinhões numa frigideira sem untar e misture o feijão escaldado com o creme de favas morno.
Servimos o bacalhau no prato e sobre ele, três ou quatro colheres de sopa de favas, distribuímos os pinhões nos pratos e terminamos de regar com o sumo de mel, tomilho e limão.